17 de outubro de 2009

Sessão 17/10 + Sessão 18/10


 Sábado 17/10 - 19h





Gritos e Sussurros

Em uma casa de campo uma mulher enferma recebe cuidados de suas duas irmãs e da empregada da família. Neste contexto um misto de amor, lembranças, frustrações e imaginações passeiam pela casa atingindo singularmente cada uma das personagens, assombradas pelos fantasmas de suas histórias.
Os quatro personagens de Bergman em Gritos e Sussurros, serão o alvo das observações neste sábado. Os confinamentos físico e psíquico representados na repressão da mulher e no desejo de evasão. A subserviência das irmãs, Karin e Maria, nas relações familiares sob a afirmação do machismo de seus maridos. Agnes que sofre sufocada e almeja um devir perfeito ao ar livre, conduzido por um breve instante pela empregada da família, Ana, que transfere seu amor maternal depois da perda de sua filha para os cuidados à Agnes. Gritos e Sussurros traz a tríade do enclausuramento no patriarcado: Religião, Matrimônio e a Medicina como as instituições moralizantes e representadas na figura masculina. Pensando nestes confinamentos, quais relações de poder ainda entremeiam o cotidiano das mulheres? Quais subjetividades do patriarcado existem sem mesmo a presença do masculino? Quais são nossas clausuras?

Gritos e Sussurros (Viskningar Och Rop)
Direção: Ingmar Bergman
Fotografia:Sven Nykvist
SUE/1972
Drama

Elenco:
Harriet Andersson (Agnes)
Kari Sylwan (Anna)
Ingrid Thulin (Karin)
Liv Ullmann (Maria)
Erland Josephson (David)



:::::     :::::

Domingo 18/10 - 18h



Amanhã vai Ser Maior + Saída de Emergência
Tumulto. Repressão. Violência. Direitos. As passeatas e a luta do Movimento Passe Livre de Florianópolis em 2005 nas manifestações contra o aumento da tarifa de transporte público. Produzido pelos integrantes do movimento, o documentário traz a visão de quem estava do lado de dentro das manifestações, que a grande mídia "não viu".
Qual a saída? Essa é uma das perguntas do docuemntário da sequência. Saída de Emergência, do Joinvilense Leonel Camasão, discute a questão do transporte coletivo de Joinville sob uma nova perspectiva. Baseado no depoimento de Lucio Gregori, ex-secretário de transportes de São Paulo, o filme mostra caminhos para resolver um dos problemas vitais de qualquer cidade. Congestionamento. Mortes. Poluição. Tarifa de ônibus nas alturas. Protestos. Monopólio. Direito de ir e vir. Como resolver tantos problemas de uma cidade?

Amanhã Vai Ser Maior (2005)
Realizado por:
Alex Antunes
Fernando Evangelista
Juliana Kroeger
Vinicius (Moscão)

Saída de Emergência (2008)
Leonel Camasão

Nenhum comentário:

Postar um comentário