18 de janeiro de 2011

Rede para empoderar

Depois de sofrer qualquer tipo de violência física ou moral, ainda que se busque atendimento policial e de saúde, há na retomada de vida cotidiana uma variável quantidade de desafios a se superar para se ‘empoderar’ e voltar a ser o sujeito de suas ações. E foi pensando nesses desafios, jurídicos, psicológicos entre outros, que o Centro de Encaminhamento e Atendimento a Vítimas de Crimes (CEAV) criou uma rede de atendimento que compreende diferentes pólos do poder publico bem como parceiros de outras ordens.

Segundo o portal da Centro Cultural Escrava Anastácia, espécie de incubadora do projeto, no CEAV são prestados os serviços de atendimento social, psicológico e jurídico as pessoas vítimas de crimes e familiares buscando a superação da situação de vitimização e assegurando o exercício dos direitos e da cidadania, bem como contribuindo no combate da impunidade e na diminuição dos índices de violência.

As unidades de Florianópolis, Lages e Joinville, no estado de Santa Catarina, funcionam integradas e articuladas por uma equipe estadual. Esta ação, executada em parceria com a SEDH/Governo Federal e a SSP/SC/Governo Estadual, foi conveniada com o CCEA somente a partir de agosto/2008; anteriormente era executada por outra entidade. Tem o objetivo de contribuir para o combate e a prevenção da violência e da impunidade a partir da atenção e orientação psicossocial e jurídica a vítimas de crimes violentos e seus familiares, com vistas à qualificação da rede de serviços públicos e ao estabelecimento de uma cultura de paz e garantia de direitos.

Então, para procurar ajuda, seja você vítima ou familiar, busque o CEAV. Em Joinville pelo telefone (47) 3455-2285.

Nenhum comentário:

Postar um comentário